TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM

Técnicas de Aprendizagem

A equipe de profissionais da ÍNTEGRA acredita na parceria pais – escola – profissionais para o avanço no processo pedagógico de nossos pacientes e clientes. E pensando nisso elaboramos esse guia para orientá-los.

Brigar, pressionar, não vai fazer seu filho aprender e sim a motivação. É importante que os pais valorizem o conhecimento, ajudando seus filhos fazerem o elo do aprendido na escola e a vivência cotidiana.

Construir uma aprendizagem eficaz e autônoma é um desafio que exige paciência, interesse, empenho e persistência.

TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE:

O ambiente adequado de estudo ajuda na concentração, evitando dispersão, e para isso é indicado um ambiente tranquilo, iluminado, organizado, longe de qualquer estímulo que o distraia. Devem ser evitados locais onde transitam pessoas na casa, local muito relaxante como cama. A cadeira deve ser confortável, proporcionando uma postura adequada e pés apoiados no chão.

PLANEJAMENTO:

Planejando e organizando o dia, dá tempo pra tudo, inclusive para o lazer. É importante os estudos diários além dos deveres de casa. Faça uma programação através de agenda, quadro de tarefas ou de rotina, inclua a matéria que aprendeu em aula no mesmo dia. O celular deve estar desligado e longe de acesso. Reserve na rotina, um horário para checar as mensagens e entrar nas redes sociais.

TÉCNICAS:

Uma pesquisa feita por um professor norte- americano e sua equipe, elegeram as 10 técnicas de autoaprendizagens mais eficazes e as classificaram em alta, média e baixa funcionalidade.

ALTA:

 

  • TESTES SIMULADOS: É fazer um autoteste ou simular avaliações sobre as matérias a serem aprendidas. Repetir o teste aplicado, quando não acertou a questão.

 

  • PRÁTICA DISTRIBUÍDA: É dividir o conteúdo a ser estudado ao longo do tempo (uma ou mais sessões sobre um mesmo tema com tempo determinado). Não deixe para estudar só na época das provas. Quanto mais revisões, maiores as chances de lembrar a matéria.
MÉDIA:

 

  • INTERROGATÓRIO ELABORATIVO: É criar perguntas para explicar o porquê de um fato ou raciocínio. Isso estimula o estudante a estabelecer conexão entre informações, criando um sentido para o que está sendo aprendido.

 

  • AUTOEXPLICAÇÃO: É relacionar e explicar como as novas informações se relacionam a conteúdos já conhecidos ou detalhar o passo a passo da lição durante a resolução de problemas.

 

  • PRÁTICA INTERCALADA: É estudar diferentes tópicos da mesma matéria ou mesclar disciplinas menos complexas com outras mais complexas em uma única sessão de estudos.
BAIXA:

 

  • RESUMOS: É escrever com suas palavras sobre os conteúdos.

 

  • DESTACAR/SUBLINHAR: É marcar partes importantes de conceitos a serem compreendidos durante a leitura.

 

  • PALAVRAS CHAVES: É usar símbolos e imagens mentais para associar conteúdos já aprendidos.

 

  • CRIAR IMAGENS PARA TEXTOS: É tentar formar figuras mentais sobre o tema enquanto lê ou escuta.

 

  • RELEITURA: É reestudar o conteúdo após uma leitura inicial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Arquivos

Categorias

Comentários